Aluno do PPGCC-So recebe prêmio no XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2016)

Aluno do PPGCC-So recebe prêmio no XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2016)

O aluno do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFSCar de Sorocaba (PPGCC-So) Danilo Camargo Bueno conquistou o terceiro lugar na trilha de artigos completos no dia 06 de outubro de 2016  durante o XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2016), ocorrido na IBM Brasil em São Paulo. O IHC é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil atraindo acadêmicos e profissionais da indústria.

Orientado pela Profa. Dra Luciana Zaina, Danilo Camargo Bueno apresentou o trabalho “Um estudo exploratório comparativo sobre adaptação Web móvel em frameworks front-end na perspectiva dos usuários finais”. No trabalho os pesquisadores relatam resultados obtidos a partir de uma experiência realizada com usuários finais de smartphones no uso de aplicações Web móvel desenvolvidas a partir de frameworks front-end. Os frameworks front-end tem como proposta otimizar a construção de aplicações para dispositivos móveis, possibilitando que os elementos de interação sejam adaptados de acordo com o tipo de dispositivo que o usuário está interagindo. Contudo, esta adaptação ainda é limitada podendo causar ruídos e falhas durante a interação do usuário. Durante a experiência, os pesquisadores compararam o uso de duas aplicações, uma utilizando exclusivamente os recursos providos por frameworks front-end e suas possibilidades de adaptação e outra incrementando a aplicação com um novo código com recursos de adaptação em diferentes elementos de interação. Através da análise de dados de interação, sob as perspectivas de usabilidade e de retorno emocional, os pesquisadores apresentaram uma análise crítica e comparativa sobre as lacunas existentes nos frameworks front-end e que devem ser exploradas para melhoria dos aspectos da experiência do usuário.

O artigo completo será publicado na Biblioteca Digital da ACM (Association for Computing Machinery). Os autores também receberam um convite para encaminhar uma versão estendida para uma revista científica da área de IHC.

Proudly powered by WordPress | Theme: HoneyPress by SpiceThemes