1) Quem pode participar do Curso de Mestrado?

O PPGCCS considera como público-alvo, alunos e/ou profissionais oriundos de cursos de graduação como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas e afins.

O curso de Mestrado visa possibilitar, ao portador de diploma de graduação, condições de desenvolver estudos de natureza científica e tecnológica para o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos da área de Ciência da Computação, qualificando-o à docência, à pesquisa e ao exercício profissional especializado.

2) Qual é a duração do curso?

O curso de Mestrado tem duração de no máximo 24 (vinte e quatro) meses.

3) O curso de Mestrado é pago?

Não, é gratuito.

4) Qual o horário das aulas?

Os horários são definidos e divulgados semestralmente. As disciplinas são ministradas em dias e horários comerciais.

5) Quais os requisitos para obtenção do título de Mestre?

a) Completar 36 (Trinta e seis) créditos em disciplinas do curso, sendo 12 créditos em disciplinas obrigatórias e 24 créditos em disciplinas optativas;
b) Completar 64 (sessenta e quatro) créditos correspondentes à homologação de dissertação de mestrado pela CPG (Comissão de Pós-Graduação);
c) Ser aprovado em Exame de Qualificação,
d) Ser aprovado no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.
e) Ser aprovado em Exame Público de Dissertação.

6) Quais são as disciplinas e as normas do Programa?

Essas informações encontram-se no site do Programa nos menus Estrutura Curricular e Requerimentos e Documentos onde estão o regimento interno e as normas complementares do PPGCCS.

7) Quantas vagas estão disponíveis para o processo seletivo?

O número de vagas pode variar por processo seletivo, visto que a demanda é definida pelo programa de acordo com suas necessidades.

 

Processo Seletivo

8 ) Como é o Processo de Seleção para entrar no PPGCCS?

Os Processos Seletivos acontecem anualmente entre Outubro e Janeiro para ingresso em Março. As informações de cada Processo Seletivo são publicadas na página do programa. O Exame de Seleção é composto por duas etapas; i) Análise da documentação; ii) Entrevista e Arguição do curriculum.

9) Qual a documentação necessária para a inscrição no Processo Seletivo?

O candidato deverá apresentar no momento da inscrição os documentos especificados no site do PPGCCS.

10) Posso fazer minha inscrição no Processo Seletivo sem ter concluído o curso de graduação?

Sim. Poderão se inscrever no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de graduação, desde que possam concluir seu curso de graduação até o primeiro dia do Período Letivo de ingresso no curso pretendido, de acordo com o Calendário Acadêmico. No entanto, deve apresentar certificado ou documento equivalente de conclusão de curso, emitido pela Instituição de Ensino no ato da matrícula.

 

Bolsas de Estudo

11) O programa oferece bolsas de estudos?

Sim. O programa recebe uma quota de bolsas da Capes que são alocadas entre os alunos ingressantes de acordo com a classificação no processo seletivo. Como o número de ingressantes é variável, assim como o número de bolsas, não há garantia de bolsas para todos. Outra alternativa é que o aluno em conjunto com seu orientador elabore um projeto e solicite bolsa à FAPESP ou CNPq.

É fundamental que o bolsista tenha bom desempenho acadêmico e dedicação integral às atividades do programa, caso contrário poderá perder a bolsa.

12) Caso não receba bolsa logo no início do curso, posso vir a recebê-la posteriormente?

Sim, desde que haja disponibilidade. Na dinâmica do Programa, há sempre estudantes ingressando e outros concluindo. Para aqueles que possuem bolsas e defendem suas dissertações, estas se tornam disponíveis para serem distribuídas a estudantes que estavam sem bolsa.

13) Qual o valor das bolsas?

O valor é determinado pelas instituições de fomento. Para mais informações, consultar: www.capes.gov.br, www.fapesp.br.

Alunos Especiais

14) O que é aluno especial?

Os candidatos que possuem vínculo empregatício com empresas ou indústrias geralmente tem pouca disponibilidade de tempo para frequentar as aulas do programa e desenvolver atividades de pesquisa. Neste caso, o candidato pode ingressar primeiro como aluno especial tendo a flexibilidade de cursar as disciplinas conforme sua disponibilidade de tempo. Da mesma forma, alunos que ainda estejam cursando o último ano de graduação, poderão cursar disciplinas como aluno especial. A convalidação das disciplinas cursadas como aluno especial ocorre quando o aluno ingressar como aluno regular no Programa.

15) Há um processo de seleção específico para o candidato a aluno especial? Como ingressar como aluno especial no programa?

Sim. Os candidatos às vagas de alunos especiais deverão se inscrever no Processo de Seleção para Alunos Especiais cujas informações são divulgadas no site do PPGCCS.